#GBTRosa2018 - Campanha de conscientização sobre o câncer de mama

Grupo Biotoscana participa da campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro.

Montevidéu, Uruguai, 1 de outubro de 2018. Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama e é comemorado em todo o mundo para ajudar a aumentar a atenção e o apoio à conscientização, detecção precoce e tratamento1. O GBT junta-se a esta causa e convida-o a levantar a mão e a participar nas atividades que acontecerão ao longo do mês.

O câncer de mama é o tumor maligno mais frequente na população feminina. Segundo a OMS, a cada 30 segundos um câncer de mama é diagnosticado em algum lugar do mundo e uma mulher morre a cada 53 minutos por causa dessa patologia. Uma em cada dez mulheres desenvolverá câncer de mama em algum momento de sua vida3.

O diagnóstico precoce é vital, pois impacta nas chances de cura, que podem chegar a 100% se detectado precocemente2. Por esse motivo, a importância da detecção precoce do câncer de mama através do uso de mamografia e outras técnicas é essencial, pois alteram o prognóstico da doença. A conscientização das mulheres sobre a importância do conhecimento das técnicas de autoexame das mamas, exames periódicos e mamografia é fundamental para que seja possível detectá-lo a tempo2.

Em outubro, cerca de 90 mil mulheres ouvirão as palavras devastadoras "é o câncer de mama" e cerca de 2 mil morrerão por causa disso2. Então, o que podemos fazer sobre isso?

Prevenção
Não há uma maneira infalível de prevenir o câncer de mama. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para tentar reduzir seu risco. Muitos fatores estão além do nosso controle, como ser mulher ou envelhecer. No entanto, outros podem ser alterados e podem reduzir o risco: manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e limitar ou evitar o álcool. Outros fatores que poderiam reduzir o risco são a amamentação por vários meses ou evitar o uso de terapia hormonal após a menopausa2.

Detecção precoce e diagnóstico de câncer de mama
Às vezes, o câncer de mama é detectado após o surgimento dos sintomas, mas muitas mulheres não chegam a manifestá-los. É por essa razão que fazer testes de triagem periódicos é tão importante.
O que posso fazer para detectar o câncer de mama em tempo hábil? A Organização Mundial da Saúde, regulamentos de diferentes países, bem como diferentes associações científicas e organizações não-governamentais recomendam que as mulheres pratiquem:
• Mamografia anual ou bianual a partir dos 40 anos de idade
• Exame mamário clínico anual a partir dos 25 anos de idade
• Autoexame da mama para conhecer os seus seios e detectar anomalias

Tratamento adequado
Existem vários tipos de tratamento para o câncer de mama. Os principais são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal. É comum que vários ou todos esses tratamentos sejam combinados, dependendo do caso de cada paciente4
.

O GBT Grupo Biotoscana oferece alternativas terapêuticas para o câncer de mama através de tratamentos com Halaven da Eisai, Abraxane / Abraxus da Celgene e Navelbine da Pierre Fabre Medical que oferecem esperança e qualidade de vida aos seus pacientes. Mais tempo para desfrutar de momentos importantes para os pacientes ou seu ambiente familiar e mais oportunidades para viver os detalhes cotidianos.

No GBT trabalhamos todos os dias para a saúde dos nossos pacientes e durante o mês de outubro convidamos você a tirar uma foto individual ou em grupo e enviá-la para as redes sociais com a hashtag #GBTRosa2018. O poder está em suas mãos!

1 http://www.who.int/cancer/events/breast_cancer_month/es/
2 https://www.mdanderson.es/el-cancer/prevenir-el-cancer/19-de-octubre-dia-mundial-del-cancer-de-mama
3 http://www.msp.gub.uy/noticia/mes-de-prevenci%C3%B3n-del-c%C3%A1ncer-de-mama
4 https://www.ulaccam.org/cancer-mama-tratamiento.php

Solicitações de mídia

Se você é um membro da imprensa, envie uma pergunta à nossa equipe de Assuntos Corporativos aqui.

Clique aqui

Press Releases

Para acessar todos os Comunicados publicados pelo GBT, clique aqui.